terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tics
Alunas: Cintia e Lina

Justificativa

Segundo Machado (2000) o ser humano sempre se relacionou com o universo sonoro e, desde o inicio de sua história, percebeu – com encantamento ou temor - sons vindos da natureza, produzidos por sua voz, por seu corpo ou pelos materiais de que dispunha
Assim pode-se afirmar que a música sempre esteve, e está presente na vida da criança, e em seguida no dia-a-dia da educação infantil. A pesquisadora (TEMMERMAN, 2000 apud SOUSA, 2008) diz que pesquisas indicam que as crianças, ao fazerem outro tipo de atividades, gostam de ouvir música.
Por isso, na escola de educação infantil, como diz Souza (2008,p47)

Cabe aos professores fazer este potencial se desenvolver, com som, com música, criando, inovando, refazendo, sempre observando como a aprendizagem está se desenvolvendo, cuidando para não propor atividades passageiras, sem significância para o conhecimento musical das crianças os alunos entrem em contato com a música, por ser algo prazeroso, mas também porque é parte da cultura e expressa e reflete costumes de um povo por ser um produto cultural e histórico.

Propor atividade com música é realizar o que as crianças gostam. E realizar o que dá prazer alarga as oportunidades de explorar a curiosidade, a descoberta e a energia dos pequenos.
Segundo TEMMERMAN, 2000 apud SOUSA, 2008 a crianças também preferem explorar instrumentos
Segundo Souza (2008, p.30)

A criança, de posse de um instrumento musical, de brinquedo ou não, manipula, explora, testa, observa os sons com toda a energia. Muitas vezes, para nos livrarmos do incomodo sonoro, tomamos seu instrumentos e a repreendemos, dizendo que não é hora de faze “barulho”, o que fortalece o processo de embotamento auditivo, impedindo uma parte de seu desenvolvimento, de grande relevância.

Dessa forma, a escola de educação infantil precisa saber o que é mais interessante para a idade, e acima de tudo reconhecer a importância das experiências com a música, e contribuir com a formação de qualidade, que necessita ser desenvolvida com as crianças da educação infantil.
Portanto, propomos a utilização de materiais de sucata de uma forma prazerosa, permitindo assim um trabalho voltado para o que as crianças, de fato, gostam


Objetivos

-Levar o aluno a utilizar a música como linguagem expressiva e forma de emoção, prazer e
- Estimular a criatividade, percepção, coordenação e disciplina ao construir um instrumento musical
-Expressar-se através da música, por meio da voz, do corpo, e de materiais sonoros diversos;


Conteúdo:

Apreciação e reconhecimento de elementos musical, diversos tipos de sons, apreciação da linguagem musical.
Ano: 4 anos

Tempo estimado: dois dias

Material necessário:
Aparelho de som, material de sucata.

Desenvolvimento das atividades

1º passo
No inicio da aula, na rodinha, explicar para as crianças o que será feito nesses dois dias.
Para cativar os alunos, para que eles envolvam com a aula, a professora deve escolher uma música que as crianças mais gostem e deixe a música tocar duas vezes, a primeira somente para ouvir, em seguida peça para as crianças ouvir os instrumentos musicais que ouviram na música

2º passo

Pergunte individualmente, ainda na rodinha, quais instrumentos ele reconhece.
Coloque outro cd com sons de instrumentos e volte em seguida à música que está sendo trabalhada e faça novamente a pergunta.

3º passo
Deixe que as crianças reproduzam os sons através dos materiais de sucata. Deixe que elas criem os próprios sons com esses materiais.

4º passo
A partir dos sons observados, cada criança deve criar e enfeitar o seu instrumento. Logo após organizar com as crianças uma bandinha, para que cada um toque o instrumento confeccionado. Após um ensaio, apresentar nas salas das outras turmas.


Avaliação
Ao final do segundo dia, promover uma avaliação conjunta com os alunos. Deixar que as crianças falem se gostaram ou não das atividades feitas. Observar individualmente como foi o envolvimento da criança, se a atividade foi ou não prazerosa para ela.

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